Marque sua consulta: Marque sua consulta 27 3182-106027 3182-1060

Exames Oftalmológicos

Exames Oftalmológicos realizados pela Foco Oftalmologia

• Mapeamento de retina

É o exame detalhado do fundo do olho ,feito com a pupila dilatada ,podendo-se observar manifestações oculares de doenças como diabetes e hipertensão arterial ,além de detectar precocemente doenças oculares como tumores malignos e benignos, descolamento de retina, hemorragias e infecções.

• Topografia de córnea

É o exame da superfície anterior da córnea ,essencial para uma perfeita adaptação das lentes de contato e imprescindível no pré e pós operatório de cirurgia de catarata e cirurgia refrativa. Através deste exame podemos pesquisar várias doenças da superfície corneana como astigmatismos irregulares , ectasias corneanas e ceratocone.

• Curva tensional diária

Consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários em um mesmo dia, imprescindível no diagnostico e tratamento do glaucoma.

• Pesquisa da síndrome de disfunção lacrimal (olho seco)

É realizada através da história clinica do paciente e dos testes de Schirmer1 ,de ruptura do filme lacrimal e de rosa bengala.

• Paquimetria de córnea

Exame usado para medir a espessura da córnea , contribuindo no diagnóstico do glaucoma , no pré-operatório de cirurgias refrativa e de catarata.

• Teste da motilidade ocular

Avalia se os olhos estão desalinhados(estrabismo),ou seja,se movimentam em direções diferentes, programando-se assim o melhor tratamento, que pode ser através de óculos, exercícios oculares, tampões oculares ou cirurgia.

• Teste do olhinho

Avalia no recém nascido se existe alguma obstrução a passagem da luz pelo olho (a causa mais freqüente é a catarata congênita) e assim programa-se o tratamento o mais precoce possível para um desenvolvimento adequado da visão.

• Biomicroscopia

Realizado através de microscópio de ultima geração (lâmpada de fenda)onde observam-se as estruturas oculares internas e externas podendo-se aumentar as imagens em até 25 vezes o seu tamanho real e assim detectar as doenças oculares precocemente.

• Biometria

Exame aonde obtém-se o comprimento anterior -posterior do olho ,indispensável para calcular a lio(lente intra ocular)que coloca-se na cirurgia de catarata ,além de servir para diagnóstico e acompanhamento de doenças que aumentam ou diminuem o tamanho do olho como atrofia ocular ou glaucoma congênito.

• Refração computadorizada

Detecta as deficiências visuais como miopia ,hipermetropia, e astigmatismo auxiliando no cálculo adequado das correções visuais (óculos) adequadas.

• Tonometria

É a medida da pressão intra-ocular indispensável na pesquisa do glaucoma ,infecções oculares e pós operatório de cirurgias oftalmológicas.

• Teste de sensibilidade ao contraste

É utilizado para analisar a qualidade de visão em diferentes níveis de iluminação e assim detectar precocemente várias doenças oculares.

• Senso cromático

Avalia a percepção das cores detectando doenças como daltonismo, doenças do nervo ótico e da mácula.

• Tela de Amsler

Avalia se o paciente tem doenças na mácula, tração e cicatrizes na retina.

• Ceratometria

É um exame que determina a curvatura da córnea em sua região central indispensável na adaptação de lentes de contato e na pesquisa de doenças da córnea.

• Avaliação das vias lacrimais

Teste que observa a permeabilidade do sistema de drenagem lacrimal detectando várias patologias oculares que podem cursar com lacrimejamento excessivo ou ressecamento ocular.

• Fundoscopia

É o exame do fundo do olho onde observa-se retina ,nervo ótico e mácula pesquisando-se várias doenças corporais que podem se manifestar através dos olhos.

• Adaptação de lentes de contato

É realizada através de vários exames para determinar-se a melhor lente de contato que proporcionará boa visão ,conforto e saúde ocular.